segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

As diferenças entre os livros e os filmes de Harry Potter.

Oi pessoal, nesse post relatarei as principais diferenças entre os livros e os filmes de Harry Potter. Antes gostaria de ressaltar que li todos os livros de Harry Potter, e assisti a todos os filmes (o que faz muito sentido).


Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Livro: Quando Harry, Rony e Hermione vão salvar a Pedra Filosofal, depois do desafio do Professor Flitwick, tem o desafio do Professor Quirrel, que é um Trasgo. Porém o Trasgo já está adormecido (o qual, provavelmente, foi atacado por Quirrel). E quando os três amigos precisam jogar xadrez para chegar ao próximo desafio, a rainha golpeia Rony na cabeça. E, no momento do Xeque-Mate, o rei joga a sua coroa no chão. No próximo desafio (o desafio do Professor Snape) Hermione dá um verdadeiro show de lógica. 
Filme: Apesar que o jogo de xadrez é bem mais radical, a rainha destrói o cavalo de Rony, e no Xeque-Mate o rei deixa sua espada cair. E nem há sinal do desafio de Snape nem do desafio do Quirrel.

Harry Potter e a Câmara Secreta


Livro: Quando Rony, Fred e Jorge vão resgatar Harry, os pertences e o malão de Harry estavam trancados no armário da escada (Tio Valtér foi quem trancou). Mas Fred e Jorge as recuperam. 
Na loja Floreios e Borrões, Arthur Wesley e Lúcio Malfoy saem na porrada, ao som da torcida: ''Pega ele, Papai''. E, quando Lúcio perde seu elfo doméstico (Dobby), Lúcio fica apenas nervoso por ter perdido um criado.  
Filme: O malão e os pertences de Harry estão no quarto. Na Floreios e Borrões só rola estresse entre Arthur Wesley e Lúcio Malfoy. Quando Lúcio é obrigado a libertar Dobby ele fica estressadinho e começa a dizer ''Avada...'' (o feitiço da morte) para Harry.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 

Livro: Harry recebe sua Firebolt na manhã de natal, ele não sabe quem a mandou, e por isso Hermione fica desconfiada e vai dizer a sua opinião a Professora Mcgonagall. E, Mcgonagall confisca a vassoura de Harry. Porém a Professora Mcgonagall a devolve antes do jogo decisivo de quadribol, e assim sendo, a Grifinória ganha o campeonato de Quadribol. Harry só sabe que a Firebolt foi um presente de seu Padrinho (Sirius Black), quando Harry recebe uma carta dele no Expresso de Hogwarts, e junto com a carta veio uma autorização para os passeios de Hogsmeade. 
Explica-se muito o Mapa do Maroto , a sua origem, e bem como o nome dos seus criadores (Aluado, Almofadinhas, Rabicho e Pontas; que são, respectivamente, Remo Lupin. Sirius Black, Pedro Pettigrew e Tiago Potter).
Filme: Não tem o jogo decisivo de quadribol e nem o vencedor do campeonato. Harry só recebe a Firebolt no final do filme, e ele sabe muito bem quem a mandou, porque junto veio uma pena do Bicuço.
Não tem muita explicação sobre o Mapa do Maroto.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Livro: No começo do livro fala-se muito sobre o desaparecimento de Berta Jorkins (funcionária do Ministério da Magia) durante suas férias na Albânia. Este desaparecimento está diretamente ligado a Voldemort.
Dobby reaparece no dia da segunda prova do torneio Tribruxo. Dobby vê Harry dormindo na biblioteca (já atrasado para a prova) e o acorda, e lhe dá o guelrincho. 
Hermione quer saber como a jornalista (Rita Skeeter) sabe de tudo que está acontecendo em Hogwarts, já que ela está proibida de entrar nos limites da escola, e descobre que Rita Skeeter é um animago clandestino (Besouro) e a prende numa garrafa. Quando estão voltando para casa, no Expresso de Hogwarts, ela diz a Harry e Rony como consegui descobrir, e lhes mostra a garrafa com o besouro. Hermione diz que só vai soltá-la em Londres.
Filme: O filme começa com as atrocidades de Você-Sabe-Quem na casa dos Riddle, com a morte do jardineiro Franco Bryse. 
Berta Jorkins e Dobby foram limados da história. Dobby foi substituído por Nevill (para entregar o Guelrincho). A parte que Rita Skeeter é pega por Hermione foi limada da história. 

Harry Potter e a Ordem da Fênix. 

Livro: Gilderoy Lockhart ressurge internado no hospital St. Mungus. Dobby mostra a Harry a sala precisa. Hermione chantageia Rita Skeeter para que ela entreviste Harry sobre o retorno de Você-Sabe-Quem, tal entrevista é publicada no ''O Pasquim''. 
Hermione e Rony são nomeados Monitores. (N/t: Alguns leitores e fãs ficaram se perguntando por que Rony e não Harry. Mas depois Dumbledore diz a Harry que preferiu nomear Rony e não ele, porque ele já tinha muito com o que se preocupar).
Hermione enfeitiça a lista da AD com uma azaração, pois, se algum membro da AD dedurar a existência da Armada de Dumbledore  vai ficar com espinhas no rosto formando as palavras: Dedo-Duro. Quem diz a Dolores Umbridge sobre a existência da AD é Marietta (amiga de Cho Chang). Depois da partida de quadribol, Grifinória ganhou o campeonato de quadribol,  Harry, Fred e Jorge são expulsos do time por bater em Draco depois da partida. 
Fred e Jorge soltam os fogos de artifício para despistar Dolores para que Harry possar falar com Sirius usando a lareira de Dolores. Os gêmeos Wesley só vão embora da escola depois de soltar um pântano portátil no corredor da escola.
Já no Ministério da Magia, na sala das profecias o comensal da morte Antônio Dolohov atinge Hermione com a Maldição de Antônio Dolohov (Produz algo semelhante a uma nuvem roxa que causa danos de forma semelhante ao Sectumsempra, porém os danos são internos).
Filme: Skeeter, Lockhart, Dobby e o Quadribol foram limados da história.
Nem se fala nos monitores.
Quem dedura a AD é Chang (na verdade Dolores coloca a poção da verdade no chá para Chang). Nem Marietta nem Chang ficam com espinhas no rosto.
O pântano foi limado. Os gêmeos Wesley soltam fogos durante os NOM's. Hermione não é atingida pela Maldição de Antônio Dolohov. Como não tem quadribol nem Harry nem os gêmeos foram expulsos do time. 
Segundo os produtores, se fosse colocado no filme tudo o que está no filme, o longa-metragem teria aproximadamente sete horas de duração. 

Harry Potter e os Enigmas do Príncipe 

Livro: O livro começa com Fudge dizendo ao primeiro-ministro-trouxa que as destruições que ultimamente está acontecendo não é por causa de furacões ou terremos, e sim pelas atrocidades de Você-Sabe-Quem e seus comensais da morte. Harry está na casa dos seus tios e Dumbledore aparece para pega-lo, mas antes de irem embora Dumbledore diz a Harry que ele herdou a casa de Sirius (Largo Grimmauld, 12), e Monstro (o elfo doméstico dos Black). Harry manda Monstro ir trabalhar na cozinha de Hogwarts.
Quando Harry está indo para Hogwarts, no Expresso de Hogwarts, ele foi bisbilhotar Draco, para ver se descobria algo sobre as armações dele, e Draco o petrifica (petrificus totalus) e quem acha Harry é Ninfadora Tonks, pois ela não viu Harry sair do Expresso, e achou

muito suspeito o fato da janela daquela cabine estar fechada. 
Quando Harry está sozinho na Sala Comunal da Grifinória ele chama Monstro, e Dobby também vem, e Harry pede para eles seguirem Draco, para descobrir o que Draco anda fazendo.
Quando Harry atinge Draco com o feitiço Sectumsempra, a murta-que-geme começa a gritar: ''Assassinato no banheiro'', e logo em seguida chega o Professor Snape. Snape pede para Harry ir pegar seu livro de Poções, e Harry vai para a Sala Comunal da Grifinória pegar o livro de Rony, e depois para a sala precisa pra esconder o livro de Poções do Príncipe Mestiço. Harry leva o livro de Rony para Snape dizendo que era o seu.
Harry namora Gina. 
Dumbledore mostra a Harry 5 memórias do passado de Voldemort.
Dumbledore e Harry não aparatam dentro dos limites do castelo, eles vão para Hogsmeade em direção do Cabeça de Javali e aparatam.
Momento antes da morte de Dumbledore, Harry não age porque Dumbledore o enfeitiçou (petrificus totalus), e os comensais da morte não percebem que Harry está por perto por ele estar coberto com a capa da invisibilidade. 
E, Dumbledore morre nos jardins da escola (em frente a entrada principal). 
Tem o funeral do Dumbledore. 
Filme: Dobby, Monstro, Fudge e o primeiro-ministro-trouxa foram limados da história.
Harry está num café no início do filme, e Dumbledore apareceu numa estação de metrô. 
Quem acha Harry petrificado é Luna, pois ela está com o óculos que detecta Zonzóbulos (e a cabeça de Harry estava cheio deles).
Não se fala muito na relação de namorados entre Harry e Gina.
Harry vai em companhia de Gina para esconder o livro de Poções do Príncipe Mestiço na sala precisa.  
Dumbledore mostra apenas 2 memórias de Voldemort. 
Dumbledore e Harry aparatam dentro do castelo. E a morte de Dumbledore também é dentro do castelo e Harry assiste tudo calado.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (parte 1 e 2)

Como foi o único livro que foi dividido em duas partes as diferenças são quase insignificantes. 
Livro: (referente a parte 1 do filme) A despedida de Harry com os Dusley é muito emocionante. 
A estadia do trio de amigos na casa dos Black é de meses.
Quando Greyback e os outros comensais capturam o trio foi porque o nome de Voldemort se tornou tabu. 
Quando alguém pronuncia o nome Voldemort, os comensais são levados até quem o pronunciou.
É montada uma rádio clandestina (Observatório Potter) para resistência que tem como locutores vozes conhecidas dos livros anteriores. 
Filme: A despedida não é tão emocionante. 
A estadia do trio é bem rápida.
Greyback e os comensais da morte pegam o trio de amigos quando os mesmos saem dos limites dos encantamentos da desilusão.
No momento em que Rony está ausente, Harry dança com Hermione ao som da música O'Children (de Nick Cave).
Livro: (referente a parte 2 do filme): Fala-se muito do passado de Dumbledore, e da morte da sua irmã (Ariana). 
Harry vai com Luna para a Sala Comunal da Corvinal para saber mais sobre o diadema de Rawena, mas lá está Dolohov (um comensal da morte) e ele chama Voldemort pela marca negra. Luna o estupora. E o outro irmão Dolohov entra na Sala Comunal da Corvinal na companhia da Professora Minerva. Dolohov vê seu irmão estuporado, e diz a Minerva que vai colocar a culpa nos alunos, e a cospe no rosto. Harry, estando coberto pela capa da invisibilidade, atinge o outro irmão Dolohov com a maldição Cruciatus.
Minerva acompanha Luna e Harry, e no meio do caminho Snape aparace perguntando onde está Harry. Minerva duela com Snape... e ele foge. 
Minerva manda os alunos da Sonserina para casa.
Harry joga o diadema de Rowena Ravenclaw dentro da sala precisa, pois lá está pegando o fogo-maldito.
Filme: O passado de Dumbledore é limado do filme.
Harry aparece para Snape no meio de todos os alunos. E Minerva o protege do ataque de Snape.
Minerva manda os alunos da Sonserina para as masmorras.

Receba nossas atualizações:

12 comentários:

  1. Tenho um meme lá no meu blog para vc meme#2
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei...
    Parabéns pelo Blog..
    bjuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitíssimo da postagem -- e além disso: também do blog.
    Super bacana! Já estou seguindo.
    Um beijo grande!
    Carol Benazzato.
    www.sonhosdescritos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios Carol.
    Seu Blog tbm é superbacana.
    A postagem é uma boa lembrança dos tempos que as pessoas viviam (e ainda vivem) sob o comando do menino-bruxo.
    bjo, bjo.

    ResponderExcluir
  5. Oii *-* adorei o blog, estou seguindo, tem coisas super interessantes e ótimas ideias de posts aki - como esse da comparação entre os livros e filmes ^^ Adorei a postagem, apesar das diferenças entre os livros e filmes, até acho que os filmes foram bem fiéis aos livros... ^^
    Beijos *-*

    visite o meu blog tbm ^^ http://oito-ou-oitenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Milena, obrigado pelo elogio. tbm esse post sobre Harry ótimo.
    feliz natal.
    bjo, bjo

    ResponderExcluir
  7. Depois que li os livros, e fui assistir os filmes ficava dando pitis nas coisas que tinham sido mudadas. Mas no geral eu curti os filmes, claro que nem dá pra comparar com a emoção de ler, mesmo assim eu curti.
    Parabéns pelo post, eu achei muito bem bolado 0/
    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  8. Olá, LoolaB, pois é... algumas coisas mudaram... mais é aquela história da adaptação pro cinema. Eles sempre mudam.. ou deixam passar pequenos detalhes. mas são pequenos detalhes... e de qualquer forma os filmes foram bem fiéis aos livros.
    Obrigado pelo elogio.
    bjo, bjo

    ResponderExcluir
  9. Oie! ^^
    Gostei muito do post!!
    Realmente não dá pra colocar tudo dos livros nos filmes (bem que a gente queria, né?!.. ^^) e um monte de parte que a gente gosta fica de fora... mas fazer o que né?!

    Adorei sue blog! Já estou seguindo, viu!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Helaina. obg pelos seus elogios. gostei mto dos seus blogs e ja estou seguindo todos.
    ér... infelizmente ñ dá pra colocar td nos filmes =/. mas o que importa é que eles ficaram bons, e fiéis aos livros.
    bjo, bjo

    ResponderExcluir

comente sobre nossas postagens